Juntos na Estrada...

Juntos na Estrada...
Viajar é conhecer o passado e o presente...Viajar é adquirir conhecimento sem limites.

Alto Paraíso de Goiás/GO

Alto Paraíso de Goiás é um município brasileiro localizado no Nordeste do Estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília-DF e a 412 km de Goiânia-GO. A sua altitude é de aproximadamente 1.300 metros, localizando-se no município o ponto mais alto do Planalto Central e de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, com 1.691 metros de altura. Este fica localizado numa área próxima da BR-010, no sentido de Teresina de Goiás. (Fonte: Wikipédia).

Na Estrada...

Minha sogra, Bete Alves e o marido, Alexandro Xavier, nos acompanharam nessa viagem. Conhecemos Pirenópolis, Alto Paraíso de Goiás e Divinópolis de Goiás quando estávamos retornando de Goiânia para Fortaleza em Janeiro de 2010.

Seguíamos pela BR-153 quando nas proximidades de Pirenópolis o GPS sugeriu uma rota alternativa. No começo ficamos com receio de seguir a rota sugerida pois deixaríamos uma rodovia asfaltada para nos aventurarmos em uma estrada de chão com o céu com nuvens escuras...
O resultado? Valeu a pena, pois logo no início da jornada cruzamos um lindo riacho de água cristalina e lógico tínhamos que parar para molhar o rosto. O resto do caminho fomos apreciando e registrando a natureza da sua forma mais exuberante. Passamos por diversos riachos e pontes....muitas dessas pontes estavam precárias e em muitos casos realizávamos uma verificação antes de cruzá-las.

 Riacho próximo a Pirenópolis.

Riacho próximo a Pirenópolis.


Verificando a ponte de madeira.

Para ver mais fotos do caminho para Pirenópolis clique na figura abaixo.



Alto Paraíso de Goiás, segundo registros antigos, estaria a salvo de qualquer desastre natural, como o fim do mundo. Ponto de encontro dos místicos, a Chapada dos Veadeiros tem como característica especial a sua localização sobre uma imensa placa de cristal de quartzo.  Por esse motivo, muitas pessoas de diferentes lugares do mundo, buscam este local para morar, buscando a "salvação". 

Rocha oca bi-partida.

Detalhe dos cristais no interior da rocha

Cristais comercializados


A cidade possui excelente infraestrutura, com muitas pousadas, restaurantes e lanchonetes. A quantidade de pousadas demonstra o grande potencial turístico da cidade. Após escolhermos a pousada, pegamos informações com a recepcionista, que através das fotos dos pontos turísticos estampados na recepção nos aconselhou a conhecer a Cachoeira dos Cristais, o Poço Encantado e a Fazenda das Loquinhas.


Devido ao tempo optamos conhecer a Fazenda das Loquinhas. É um complexo formado por um conjunto de sete quedas que formam poços com água azul turquesa e verde esmeralda ideais para banho. As quedas d´água ficam apenas a 4 km de Alto Paraíso e estão localizadas em uma propriedade particular. São duas trilhas que levam a duas sequencias de cachoeiras diferentes. Dá para se visitar todas as cachoeiras em um só dia.

É permitido levar alimentos, mas devem ser consumidos na acolhida, pois não é permitido a entrada de alimentos ou bebidas nas trilhas.

Para chegar, vá até a praça do bambuzal, entre a direita em uma estrada de terra. O trecho, embora não seja pavimentado, possui uma boa estrada com placas de sinalização. A estrada cruza por dentro de um córrego de pouca água e por uma ponte em outro córrego de águas cristalinas que vale uma pausa para apreciar a natureza e molhar o rosto. 

Para ter acesso ao complexo é cobrada uma taxa de R$ 15,00 por pessoa para manutenção das trilhas, que possuem pontes de madeira e passarela com degraus que levam aos treze poços e as sete quedas d´água.

Trilha do complexo das Loquinhas.

Trilha do complexo das Loquinhas.

Trilha do complexo das Loquinhas.

Poço do complexo das Loquinhas.

Para ver mais fotos de Alto Paraíso de Goiás clique na figura abaixo.


Depois de alguns dias em Alto Paraíso de Goiás, seguimos em direção a Divinópolis de Goiás. Optamos mais uma vez aceitar a rota traçada pelo GPS e seguir por estrada de terra para encurtar o caminho. Só não contávamos com a forte chuva que caiu enquanto estávamos na estrada. 
Muita lama, buracos, paisagens lindas e finalmente chegamos em Divinópolis.

Estrada para Divinópolis de Goiás.

Estrada para Divinópolis de Goiás.

Estrada para Divinópolis de Goiás.

Divinópolis de Goiás.

Divinópolis de Goiás.

Após conhecer rapidamente a cidade seguimos pela BR-020 em direção a Fortaleza/CE. 
Um dia quem sabe, retornamos para explorar com mais calma essa região, pois somente por estar de passagem nos deixou com um gostinho de quero mais....

Para ver mais fotos de Divinópolis de Goiás clique na figura abaixo e boa viagem.


.